18 de novembro de 2022

Siga o doutor nas redes!

Como tratar dor na coluna?

Como tratar dor na coluna

Para tratar dor na coluna é preciso diagnosticar a causa da dor, isso porque a dor na coluna por ser provocada por uma série de razões como má postura, hérnia de disco, desvio de coluna, por exemplo. Os principais tratamentos para dor na são uso de analgésico e anti-inflamatórios, procedimentos minimamente invasivos, como infiltração na coluna e cirurgias convencionais.

A dor na coluna pode estar relacionada a uma variedade de causas, incluindo má postura, lesões por movimentos repetitivos e problemas mais graves, como hérnias de disco, fraturas e tumores. O tipo de dor nas costas também depende da área afetada.


O tratamento da dor nas costas depende do tipo e da localização da dor, mas inclui o uso de anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, fisioterapia ou hidroterapia e, nos casos mais graves, cirurgia da coluna. Em casos leves, mudanças no estilo de vida, como atividade física leve, relaxamento e perda de peso, geralmente aliviam os sintomas.


As principais causas de dor na coluna são:



  • Má postura;
  • Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Hérnia de disco;
  • Nervo ciático;
  • Desvio da coluna;
  • Espondilite;
  • Tumor;
  • Lombalgia;
  • Outras doenças não relacionadas propriamente dita com a coluna.

Como diagnosticar dor na coluna?

diagnosticar dor na coluna

Para diagnosticar dor na coluna o médico irá realizar exames físicos e de imagens. Os exames de imagem são exames detalhados que permitem analisar friamente a causa de dores na coluna e até doenças como hérnia de disco, lombalgia, etc.

Estes incluem ressonância magnética e tomografia. Por meio da ressonância, é possível avaliar se os tecidos moles são afetados, como o disco intervertebral, que pode causar dor intensa ou intensa.

Já com a tomografia, os médicos poderão investigar traumas, fraturas, tumores, metástases ósseas, osteoartrite e compressão medular. Além disso, também pode ser solicitado caso o paciente não seja elegível para uma ressonância magnética como em pessoas com coluna vertebral com pinos e parafusos metálicos.

Tratamento para dor na coluna

Tratamento para dor na coluna

O tratamento para dor na coluna, como dito, é realizado de acordo com a causa da dor do paciente. No entanto, a maioria dos pacientes inicia o tratamento com anti-inflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos imediatamente. Em casos mais complicados, os pacientes podem sofrer infiltração devido a dor nas costas e cirurgia.

Cirurgia para coluna

A cirurgia da coluna é necessária apenas em determinadas circunstâncias. O tipo de intervenção cirúrgica depende da condição diagnosticada pelo médico e pode ser cirurgia minimamente invasiva da coluna ou cirurgia tradicional da coluna.

Médico para tratar dor na coluna no RJ

O médico para tratar dor na coluna no RJ,  Dr. Roberto D. Oberg oferece toda infraestrutura e expertise profissional necessária, para diagnosticar e tratar condições e patologias relacionadas à saúde da coluna. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento, através da aba contato ou clicar no botão de WhatsApp ao lado.

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que pode ser dor que irradia para as pernas?
Por Dr. Roberto Oberg 8 de outubro de 2025
A dor que irradia para as pernas geralmente está relacionada à compressão de nervos da coluna, podendo indicar hérnia de disco, ciática, estenose lombar ou outras condições que exigem avaliação especializada.
Como tratar fratura espinhal no Rio Janeiro
Por Dr. Roberto Oberg 8 de outubro de 2025
O tratamento da fratura espinhal no Rio de Janeiro deve ser feito por um neurocirurgião especialista em coluna, com diagnóstico preciso, estabilização adequada e reabilitação supervisionada para recuperação completa.
Quanto tempo leva a recuperação de uma microcirurgia cerebral no RJ
Por Dr. Roberto Oberg 8 de outubro de 2025
O tempo de recuperação de uma microcirurgia cerebral no Rio de Janeiro varia conforme o tipo de tumor, a técnica utilizada e o quadro clínico do paciente, podendo ir de algumas semanas a alguns meses.
Como escolher o melhor neurocirurgião no Rio de Janeiro para tumores cerebrais
Por Dr. Roberto Oberg 8 de outubro de 2025
Escolher o melhor neurocirurgião no Rio de Janeiro para tumores cerebrais exige atenção à formação, experiência em casos complexos, uso de tecnologia avançada e abordagem humanizada no tratamento.
Médico para tratar bico de papagaio no Rio de Janeiro
Por Dr. Roberto Oberg 8 de outubro de 2025
O médico especialista em coluna no Rio de Janeiro é o profissional indicado para diagnosticar e tratar o bico de papagaio com técnicas modernas e seguras. O Dr. Roberto oferece toda infraestrutura para atender pacientes que sofrem com essa condição.
Tratamentos minimamente invasivos para alivio de dor na coluna no RJ
Por Dr. Roberto Oberg 8 de outubro de 2025
Os tratamentos minimamente invasivos para dor na coluna reduzem a inflamação e a compressão nervosa com segurança, oferecendo alívio rápido, menor dor pós-operatória e recuperação acelerada.
Quanto tempo de repouso é necessário após uma cirurgia de coluna
Por Dr. Roberto Oberg 23 de setembro de 2025
O tempo de repouso após uma cirurgia de coluna varia de 2 a 12 semanas, dependendo do tipo de procedimento realizado e da recuperação individual do paciente.
A infiltração na coluna alivia a dor por quanto tempo
Por Dr. Roberto Oberg 23 de setembro de 2025
A infiltração na coluna pode aliviar a dor por semanas a meses, dependendo da causa da inflamação, do organismo do paciente e da resposta ao tratamento.
Cirurgia para tumor cerebral no Rio de Janeiro: Quando procurar um neurocirurgião?
Por Dr. Roberto Oberg 23 de setembro de 2025
A cirurgia para tumor cerebral no Rio de Janeiro é indicada quando há sintomas progressivos, crescimento da lesão ou risco de compressão de áreas vitais do cérebro.
Infiltração na coluna no Rio de Janeiro: Tratamento eficaz para dor lombar
Por Dr. Roberto Oberg 23 de setembro de 2025
A infiltração na coluna no Rio de Janeiro é um tratamento eficaz para dor lombar crônica ou aguda quando o tratamento clínico não traz alívio satisfatório.