18 de novembro de 2022

Siga o doutor nas redes!

Quando procurar um neurocirurgião?

Quando procurar um neurocirurgião

Recomenda-se procurar um neurocirurgião ao notar sinais e sintomas como desmaios e crises epilépticas, formigamentos, perda de memória ou alterações do estado mental, movimentos involuntários, dor de cabeça constante, dor na coluna, entre outros sintomas que possam estar relacionados a saúde da coluna, crânio, nervos periféricos e medula espinhal. 

Deve ser sempre procurado quando há sintomas neurológicos ou qualquer alteração nos exames de neuroimagem. Duas outras situações que podem justificar a avaliação por um neurocirurgião são quando há um distúrbio genético na família conhecido por causar problemas neurológicos ou quando há fatores de risco para o desenvolvimento de um distúrbio neurocirúrgico.

 

Avaliações e exames neurológicos anuais são sempre apropriados como forma de prevenção e orientação para as principais doenças.


Em consulta com um neurocirurgião, ele avaliará sua condição física e histórico clínico e poderá solicitar alguns exames para determinar o diagnóstico. Os exames podem ser clínicos - por exemplo, avaliação de reflexos, força, equilíbrio e sinais vitais ou laboratoriais,  por exemplo, tomografia, EEG, EMG, MRI. 


Todos esses testes são importantes para determinar se é necessária cirurgia ou tratamento clínico.

Sintomas para procurar um neurocirurgião

Sintomas para procurar um neurocirurgião

Os sintomas para procurar um neurocirurgião são principalmente:



  • Dor de cabeça;
  • Dor na coluna;
  • Dor lombar recorrente;
  • Dor no pescoço;
  • Desmaios e convulsões;
  • Formigamento;
  • Perda de força;
  • Alteração visual;
  • Perda de memória,
  • Tonturas, alterações de equilíbrio e marcha;
  • Tremores;
  • Distúrbios do sono;
  • Falta de concentração;
  • Alteração de humor;
  • Ansiedade.

Tratamentos com neurocirurgião

Tratamentos com neurocirurgião

Os tratamentos com neurocirurgião são realizados de acordo com a condição e patologia diagnosticada e necessidades clínicas do paciente, que podem incluir abordagens conservadoras como o uso de medicação prescrita, fisioterapias, procedimentos minimante invasivos e cirurgias. 

Cirurgia minimamente invasiva

Abordagens minimamente invasivas para o tratamento de distúrbios da coluna vertebral, crânios, nervos periféricos e medula, oferecem melhores resultados e benefícios adicionais para os pacientes. Em comparação com a cirurgia aberta, as técnicas minimamente invasivas podem reduzir lesões, reduzir o trauma cirúrgico, reduzir a necessidade de transfusão de sangue, encurtar o tempo de anestesia e proporcionar melhores resultados estéticos.

Cirurgias convencionais

As cirurgias convencionais ou abertas são aquelas que a maioria das pessoas já têm conhecimento ou ideia de como ser realizada. As abordagens são realizadas por amplas incisões que costumam dar ao cirurgião um grande acesso à área a ser abordada, que são fundamentais para tratar casos de maior complexidade ou de difícil acesso cirúrgico.

Neurocirurgião no RJ

O neurocirurgião no RJ Dr. Roberto D. Oberg oferece toda infraestrutura e expertise profissional necessária, para diagnosticar e tratar condições e patologias relacionadas a especialidade da neurocirurgia. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento, através da aba contato ou clicar no botão de WhatsApp ao lado.

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Onde fazer endoscopia cerebral no Rio de Janeiro
Por Dr. Roberto Oberg 11 de setembro de 2025
A endoscopia cerebral pode ser realizada em centros de neurocirurgia especializados no Rio de Janeiro, com estrutura tecnológica avançada e equipe médica experiente.
Microcirurgia para tumores intracranianos no Rio de Janeiro
Por Dr. Roberto Oberg 11 de setembro de 2025
A microcirurgia para tumores intracranianos permite a remoção precisa da lesão, preservando estruturas cerebrais e reduzindo riscos cirúrgicos.
Tratamentos minimamente invasivos para a coluna no Rio de Janeiro
Por Dr. Roberto Oberg 11 de setembro de 2025
Os tratamentos minimamente invasivos da coluna reduzem a dor e recuperam a função com menor risco, tempo de internação curto e rápida reabilitação.
Como tratar hérnia de disco sem cirurgia no Rio de Janeiro
Por Dr. Roberto Oberg 11 de setembro de 2025
A hérnia de disco pode ser tratada sem cirurgia com fisioterapia, medicamentos, infiltrações e mudanças de hábitos, dependendo da gravidade do caso.
Dor na lombar e inchaço: o que pode ser
Por Dr. Roberto Oberg 11 de setembro de 2025
Dor na lombar acompanhada de inchaço pode estar ligada a inflamações musculares, problemas articulares, hérnias de disco ou alterações renais.
Como aliviar dor na lombar rapidamente
Por Dr. Roberto Oberg 11 de setembro de 2025
Para aliviar a dor lombar imediatamente, aplique calor local, repouso breve, analgésicos quando indicados e alongamentos leves; procure avaliação médica se houver formigamento, fraqueza ou perda de controle esfincteriano.
Dor na lombar que irradia para as pernas, o que pode ser
Por Dr. Roberto 6 de fevereiro de 2025
Dor na lombar que se estende às pernas pode indicar problemas como ciática, hérnia de disco ou inflamações.
Exercícios para Aliviar a Dor na Lombar em Casa
Por Dr. Roberto 6 de fevereiro de 2025
Os principais Exercícios para Aliviar a Dor na Lombar em Casa incluem alongamentos e movimentos de fortalecimento que promovem estabilidade e redução do desconforto.
Por Dr. Roberto Oberg 27 de dezembro de 2024
A dor de cabeça comum é leve, bilateral e sem sintomas adicionais. A enxaqueca é intensa, unilateral, pulsante, com náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.
Formigamento nas mãos pode ser causado por um problema na coluna?
Por Dr. Roberto Oberg 27 de dezembro de 2024
Sim, o formigamento nas mãos pode ser causado por compressão ou irritação dos nervos na região cervical da coluna, afetando os braços e mãos.